segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Grupos de Movimento por Vilma Toneloto

Vilma é uma pessoa especial! Tem um jeito gostoso de falar e escrever e de deixar a vida da gente mais leve...

Seguem aqui alguns trechos escritos por ela sobre a Bioenergética e os Grupos de Movimento:


"Grupos de Movimento

Paralelamente aos exercícios físicos realizados para a melhoria do corpo os Grupos de Movimentos têm como traço distintivo de outras atividades corporais a inclusão da consciência na atividade desenvolvida. Explicando melhor, os exercícios bioenergéticos têm a capacidade de trabalhar com as tensões musculares crônicas, conhecidas como “couraças musculares”. Essas tensões crônicas impedem a movimentação graciosa e livre do corpo.
Ao praticar conscientemente os exercícios de bioenergética consegue-se que as tensões musculares sejam aliviadas e acontece, então, um sentir diferente do próprio corpo, ele agora está mais leve, relaxado e com um leve tremor – um indicador significativo de que se está mais vivo.


...

Vivência e Compreensão do Movimento

A situação particular que orienta um grupo de movimento em bioenergética é aquela que privilegia o corpo. Todas as ações desenvolvidas nas aulas são orientadas para o corpo. E mesmo quando surgirem emoções, e elas aparecerão sempre, dá-se ênfase ao contato de cada participante consigo mesmo através de seus sentimentos e percepções.
Respeito a si mesmo e ao que é vivenciado, ou não, pelos demais.
Acolhe-se o que é mostrado sem a necessidade de interpretação do material exposto. Experimenta-se assim um tempo de acolher e recolher... sentir e perceber... um movimento, e uma pausa... inspirar e expirar... uma busca ... e uma entrega...

Viver assim é quase como se já estivéssemos no Reino dos Céus!"


Grande beijo, minha amiga!!

Comentários:

Postar um comentário

 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por BloggerSPhera